types-of-sanitizer-and-face-mask

Ambiente de trabalho: direitos e deveres em tempos de coronavírus

1) Quais são os deveres do empregador?

No ambiente de trabalho, empregadores devem disponibilizar condições seguras aos seus colaboradores como locais com pouca aglomeração, álcool em gel espelhados pela empresa e também a entrega de equipamentos que possam ser necessários para garantir o trabalho seguro.

2) Quais são os direitos do colaborador no ambiente de trabalho?

Já você trabalhador, tem o dever de seguir as regras necessárias para garantir a segurança tanto sua quanto das pessoas a sua volta no ambiente de trabalho.

Recusar-se a usar equipamentos de segurança como máscaras e face shields e colocar em risco não apenas sua saúde, mas também a saúde de outras pessoas não somente é errado como pode acarretar inclusive em demissão por justa causa.

Colaboradores que apresentem sintomas para Covid-19, devem comunicar imediatamente o responsável pela equipe para que todos os outros funcionários possam permanecer seguros.

3) Importante lembrar 

A empresa adotar a prática de Home Office, todos as novas regras de trabalho devem ser estabelecidas e explicadas ao time de colaboradores para que não haja nenhum tipo de desentendimento durante a jornada de trabalho.

Por isso, em meio a crises, como a que estamos vivendo, é importante trabalharmos todos juntos para garantir a saúde e bem estar entre empregador e trabalhador!

Ficou com alguma dúvida em relação aos direitos e deveres em tempo de pandemia? Deixe nos comentários!

Equipe Ruthes Advocacia

Comments are closed.